Pré-capitalismo - Período da economia mercantil, em que a produção se destina a trocas e não apenas a uso imediato. Não se generalizou o trabalho assalariado; trabalhadores independentes que vendiam o produto de seu trabalho, mas não seu trabalho. Os artesãos eram donos de suas oficinas, ferramentas e matéria-prima.
Capitalismo Comercial - Apesar de predominar o produtor independente (artesão), generaliza-se o trabalho assalariado. A maior parte do lucro concentrava-se na mão dos comerciantes, intermediários, não nas mãos dos produtores. Lucrava mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem produzia.
Capitalismo Industrial - O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meios de produção e o exército de trabalhadores.
Capitalismo financeiro - Fase atual. O sistema bancário e grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito legal essa matéria... Achei interessante, pois neste site se encontra tudo o que você precisa saber sobre o capitalismo e ainda possue muitas imagens,fazendo com que, fique mais compreensível, dinâmico e também divertido.
*_*
Postar um comentário